Panamá


panama

Mais conhecido pelo canal que empresta nome, o Panamá é um pequeno país cujo maior patrimônio é sua geografia particularmente privilegiada: está no umbigo das Américas, liga o norte e o sul do continente, e permite a passagem das águas mornas do Caribe para o mar bravo do Pacífico.
O país aposta agora em seu potencial turístico, no ecoturismo e na prática de desportos radicais. Em 2003, por exemplo, trouxe o concurso Miss Universo para a Cidade do Panamá.
Entre as atrações, o Panamá dispõe as águas mornas e transparentes do Mar do Caribe, paraíso dos mergulhadores, cruzeiros luxuosos e dos desportos aquáticos.
As praias do Caribe têm as areias mais brancas e os resorts mais procurados do país. Portobello e Isla Grande são as mais famosas. A mais procurada para o surfe é Santa Catalina.
Pouco mais de 80 quilômetros do Atlântico –ou uma hora de distância– é possível chegar até a costa do Pacífico, onde o mar revolto tanto agrada aos surfistas.

Visita ao Canal

Considerado pelos panamenhos como uma das maravilhas do mundo, o Canal do Panamá é uma obra de engenharia que impressiona tanto pela extensão, como pelo seu mecanismo de funcionamento. Em uma rápida visita, não se demora para descobrir porque o imenso projeto demorou dez anos para ser concluído pelos americanos.